Esse blog é para todos que gostam de cozinhar... especialmente para quem faz restrição ao glúten ou busca uma dieta balanceada sem abrir mão do sabor.

Também busco esclarecer um pouco da doença celíaca, e sempre que possível postarei os benefícios de ingredientes utilizados e produtos no mercado..

A restrição alimentar não é apenas para os celíacos, podendo ser uma opção saúdavel ou até uma variação no cardápio...


Obrigada pela visita!

domingo, 15 de agosto de 2010

Bolo de chocolate molhado

Esse bolo ficou maravilhoso!!! Super molhadinho, quase uma sobremesa! Adaptei uma receita que peguei da internet e deu muito certo! Detalhe: é sem farinha.

Ingredientes:
5 ovos
5 c. sopa de açucar
8 c. sopa chocolate em pó
80 gr. de coco ralado (pode ser até 100 gr.)
80 gr de margarina (pode ser até 100 gr)
1 c. sopa de fermento
1 c. café de CMC * (não é obrigatório)

Modo de Fazer: Bater tudo no liquidificador! Assar aproximadamente 40 min em forno pré aquecido em 180º. Untar a forma com margarina e chocolate em pó. Por não levar farinha o bolo é bem pequeno.

Cobertura:  Derreter 1/2 barra de chocolate ao leite no microondas (aprox. 40 segundos) e após mexer bem, acrescenter 1/2 caixinha de creme de leite (100 gr). Para enfeitar acrescentar chocolate em lascas que pode ser feito com a faca.

* Sobre a goma adraganta ou CMC
Pouco familiar para nós, ela serve para tornar a massa mais espessa. Normalmente é utilizada nas indústrias de alimentos e também em laboratórios farmacêuticos, sempre em produtos que serão ingeridos. Pode ser encontrada a granel em algumas farmácias de manipulação e casas especializadas em produtos para confeitaria.

2 comentários:

  1. Oii, muito shoow suas receitas. Esse bolo da pra fazer sem o coco ralado? não gosto muito de coco ralado uhauhshuas'

    ResponderExcluir
  2. e se colocar fermento será que vai ficar maior?
    uahsuhasuha'

    ResponderExcluir