Esse blog é para todos que gostam de cozinhar... especialmente para quem faz restrição ao glúten ou busca uma dieta balanceada sem abrir mão do sabor.

Também busco esclarecer um pouco da doença celíaca, e sempre que possível postarei os benefícios de ingredientes utilizados e produtos no mercado..

A restrição alimentar não é apenas para os celíacos, podendo ser uma opção saúdavel ou até uma variação no cardápio...


Obrigada pela visita!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ostra Gratinada


Verão combina muito com ostras... Gratinadas então... Mesclei algumas receitas e criei esta.. o pessoal aprovou, ficou leve e saborosa...claro que pode-se tirar, colocar os ingredientes que quiser...

Ingredientes:
2 duzias de ostras
alho poró a gosto (usei 1 talo pequeno)
1 cebola ralada
1 colher de manteiga
1 fio de oleo
1/2 copo de requeijão light
1 copo de leite desnatado
2 fatias de queijo mussarela
2 fatias de queijo prato
1 c. sopa de queijo parmesão ralado  (boa qualidade)
1 pedaço queijo gorgonzola  (aprox. 1 c. sopa)
100 gr de creme de leite light (tipo nata)
Sal e pimenta do reino branca a gosto
Queijo parmesão para polvilhar

Modo de Fazer: (Molho) doure a cebola no oleo e manteiga, acrescente o requeijão (deixe no fogo baixo) e os queijos picadinhos para derreter.  Coloque  pimenta a gosto  e o leite mexendo bem. Tire do fogo,  e sempre mexendo para esfriar um pouco, misture o creme de leite light ( tipo nata). Acerte o sal.

(Ostras)Antes de iniciar o molho você já deve ter cozinhado as ostras ao bafo (estarão prontas quando a casca abrir um pouco), abri-las e descolar da casca, deixá-las naquela casca mais funda e arrumar em uma forma  lado a lado (foto abaixo). Elas ficarão mais firmes se preencher  a forma com sal grosso antes de colocá-las.

(Montagem): Em cima das ostras coloque o alho poró picado na quantidade que quiser. Preencha a casca com o molho e depois coloque queijo parmesão por cima. Agora é só levar ao forno até dourar.Bom Apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário