Esse blog é para todos que gostam de cozinhar... especialmente para quem faz restrição ao glúten ou busca uma dieta balanceada sem abrir mão do sabor.

Também busco esclarecer um pouco da doença celíaca, e sempre que possível postarei os benefícios de ingredientes utilizados e produtos no mercado..

A restrição alimentar não é apenas para os celíacos, podendo ser uma opção saúdavel ou até uma variação no cardápio...


Obrigada pela visita!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Torta Integral de Banana


Este bolo é um dos meus favoritos...Sempre gostei de alimentos ricos em fibras, integrais vendidos nas lojas de produtos natuais. Antes de descobri a doença usava várias farinhas não permitidas integrais, depois de algumas tentativas, ficou fácil acertar seguindo algumas dicas.. É possível utilizar todos os grãos, frutas secas, oleagenosas que tiver em casa: linhaça, semente de girassol, gergelim, flocos de milho, flocos de arroz, uva passa, nozes, castanha do pará, quinua real etc... acrescentar canela, pouco leite, açucar mascavo e banana amassada  p/ dar liga e pronto!

Especificamente hoje, utilizei como cereal apenas granola comprada pronta sem glúten já adoçada, acrescentei canela, leite de soja e banana.. ficou muito gostoso.. Você pode fazer a seu gosto.

Apenas destaco que se utilizar com base apenas granola (adoçada) não precisa de açucar mascavo.. Agora se preferir montar a torta, será necessário adoçar.. Vou passar os ingredientes desta que está na foto:

Ingredientes:
300 gr (aprox.) de granola de quinua real
1 c. sopa farinha de linhaça dourada
1 xic. leite de soja light
2 bananas amassadas (maduras)
1 c. sopa de canela em pó
2/3 xic. castanha do pará picada

Recheio: Bananas grandes e maduras. (aprox. 5)

Modo de Fazer: Untar a forma c/ oleo de canola e farinha de linhaça.Misturar todos os ingredientes da massa.  Dividir a massa em 2 partes. Após espalhar a primeira parte, cobrir c/ banana cortada ao meio.Cobrir c/ a outra parte da massa. Assar em forno pré aquecido médio por aprox. 50 min.
Obs: Se quiser pode fazer mais uma camada de bananas e massa, bem como se for 'engordiet' colocar após as bananas doce de leite.

Para se ter uma idéia, a massa fica assim:


4 comentários:

  1. hum...ja comprei os ingredientes e vou fazer!!!
    nessabernardi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá nessa... a torta é muito gostosa e vc usa o que tem em casa... vai fazendo ajustes até ficar no seu paladar.. coloque bastante banana e faça camada fina no começo.. a torta é bem durinha ! obrigada pelo comentário e pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Karina. Essa torta ñ vai ao forno? Bjo.

    ResponderExcluir
  4. oi.. vai sim.. está no modo de fazer a informação..

    ResponderExcluir