Esse blog é para todos que gostam de cozinhar... especialmente para quem faz restrição ao glúten ou busca uma dieta balanceada sem abrir mão do sabor.

Também busco esclarecer um pouco da doença celíaca, e sempre que possível postarei os benefícios de ingredientes utilizados e produtos no mercado..

A restrição alimentar não é apenas para os celíacos, podendo ser uma opção saúdavel ou até uma variação no cardápio...


Obrigada pela visita!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Panetone



Esta é uma das receitas que circula na internet. Hoje resolvi testar uma...O que achei? Após frio, é bem fofinho... mas na verdade parecia que estava comendo um pão bem saboroso c/ sabor de frutas cristalizadas... Até penso que um pão com esta massa dará certo.. Talvez, como conheço o sabor de um panetone c/ gluten, tenha criado mais expectativas...,Porém, acho que essa receita pode matar o desejo de comer panetone... É saboroso.. Agora posso adiantar que este panetone é para ser comido na hora, morno ou após esfriar.. no outro dia, eu experimentei, e já estava com outra textura, um pouco emborrachado..
Em breve vou testar mais 2 receitas.. postarei aqui c/ mais informações..

Ingredientes:
1 1/2 copo de água (300 ml)
2 ovos
3 colheres sopa de margarina
1 1/2 colher (chá) de sal
6 colheres (sopa) de açúcar
1 1/2 colher (chá) de essência de panetone ou baunilha
4 colheres (chá) de leite em pó
4 xícaras de farinha preparada *
1 colher (sobremesa) de fermento biológico instantâneo
2 colheres (chá) de liga neutra
1/2 xícara de uva passa
1/2 xícara de frutas cristalizadas
1/2 xícara de nozes picadas


Modo de Fazer: Bata todos os ingredientes começando pelos secos nesta seqüência: farinha, fermento, açúcar, sal, leite em pó e liga neutra. Adicione a água, ovos, margarina e a essência de panetone.
Bata bem e deixe crescer por 40 minutos. Adicione as passas, frutas cristalizadas e nozes picadas e bata novamente, desta vez, suavemente. Coloque em  fôrmas de papel para panetone e deixe crescer novamente (40 minutos aproximadamente). Asse em forno pré aquecido na temperatura máxima. (O Panetone - forma pequena -  ficou assado em aprox. 30 min- nos 10 últimos min baixei o fogo), Pegando a sugestão de outro blog, após retirar do forno passei margarina na casca p/ dar brilho e amolecer, depois ainda molhei c/ 1/2 xic água misturada c/ 1 c. sobremesa de açucar.
obs: Antes de colocar no forno, coloquei mais algumas frutas cristalizadas por cima.



* Utilizei  a mistura 2:
 Mistura 1:
6 xícaras de creme de arroz
2 xícaras de fécula de batata
1 xícara de polvilho doce

Mistura 2:
1 kg de farinha de arroz
330 g de fécula de batata
165 g de araruta

Nenhum comentário:

Postar um comentário