Esse blog é para todos que gostam de cozinhar... especialmente para quem faz restrição ao glúten ou busca uma dieta balanceada sem abrir mão do sabor.

Também busco esclarecer um pouco da doença celíaca, e sempre que possível postarei os benefícios de ingredientes utilizados e produtos no mercado..

A restrição alimentar não é apenas para os celíacos, podendo ser uma opção saúdavel ou até uma variação no cardápio...


Obrigada pela visita!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Torta de Chocolate e Avelã


Essa  torta ficou muito, mas muito boa!!!É um bolo de aniversário de 'verdade'.. rsrs.. não parece sem glúten e no outro dia, por incrível que pareça estava melhor! A massa eu peguei do blog 'vivendosemgluten' e a cobertura e o recheio você acompanha abaixo..

MASSA
Ingredientes:
4 ovos (claras separadas
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1/2 xícara (chá) de fécula de batata
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
manteiga e açúcar de confeiteiro para untar a fôrma

RECHEIO
Ingredientes:
1  pote 180gr Creme de Avelã (usei marca Nutella)

COBERTURA
200 gr de chocolate ao leite
2/3 lata de creme de leite
100gr chocolate branco
1/3 creme de leite
chocolate ao leite, amargo e branco lascado p/ decorar a gosto
avelã p/ decorar.
Modo de Fazer (Massa):  Coloque as gemas na vasilha da batedeira e bata por cerca de 4 minutos. Com a batedeira ligada acrescente o leite condensado aos poucos. Desligue e junte o chocolate em pó e a fécula de batata. Misture bem e adicione o fermento e as claras em neve. Mexa delicadamente e coloque em uma fôrma untada com manteiga e polvilhada com açúcar de confeiteiro. Leve ao forno pré-aquecido 150° por 20 minutos e a seguir 180° por mais 10 minutos. Após assar, corte-o ao meio e empregue o recheio. Recoloque a parte retirada e cubra com a cobertura. Decore com chocolate granulado e cerejas (opcional).

(Recheio): Dividir o bolo em duas partes, molhar ambas c/ leite. Na camada de baixo espalhar  o pote de creme de avelã. Cobrir c/ a outra parte.

(Cobertura): Antes de espalhar a cobertura, é opcional colocar por cima do bolo avelã batida no liquidificador (vira farinha).Derreter no microondas o chocolate ao leite picado (aprox 1min 30 seg  - depende da potência)...   mexer e esfriar um pouco, misturar o creme de leite, esperar até esfriar bem e cobrir o bolo. A mesma coisa  c/ o chocolate branco, espalhando cuidadosamente p/ não misturar os dois cremes.Obs: se quiser, pode colocar  mais de creme de leite no chocolate derretido (não exagere, eu não tinha mais em casa), depois de um tempo a cobertura endurece um pouquinho. A gosto, colocar os 3 tipos de chocolate por cima e avelã como na foto. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário