Esse blog é para todos que gostam de cozinhar... especialmente para quem faz restrição ao glúten ou busca uma dieta balanceada sem abrir mão do sabor.

Também busco esclarecer um pouco da doença celíaca, e sempre que possível postarei os benefícios de ingredientes utilizados e produtos no mercado..

A restrição alimentar não é apenas para os celíacos, podendo ser uma opção saúdavel ou até uma variação no cardápio...


Obrigada pela visita!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Bolo de Amendoim


Essa receita, enviada pela Carla, eu peguei da comunidade 'Viva Sem Gluten' do orkut...
A receita sugere recheio de brigadeiro, mas como queria terminar a farinha do amendoin, nada como um docinho... rs. O bolo ficou gostoso e fofinho.. rendeu 3 daquelas formas descartáveis de alumínio pequenas...
Assim que tirei do forno, cobri o bolo c/ leite condensado levemente (usei aquele mesmo que fiz o recheio), pouco mais de 3 colheres são suficientes.
Quem quiser ver a versão original, segue o link:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=94737905&tid=5554954768109561539&na=4

Ingredientes:
3 ovos
4 cs de óleo
1 ½ xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de amendoim
1 xícara de farinha de arroz
1 cs de fermento químico
1 xícara de leite

Recheio:
1 lata de leite condensado c/ 2 c. sopa de farinha de amendoin e 1 c. sopa margarina.
 Fazer ponto de docinho mole.

Modo de Fazer: Bater no liquidificador os ovos, óleo, leite, e o açúcar, jogar dentro da bacia e acrescentar as farinhas e por último o fermento. Forma levemente untada c/ óleo e forno pré aquecido + ou – 35 minutos não abra o forno antes dos 30 minutos.Teste do Palito. Após retirar do forno espalhar leve camada de leite condensado. O restante fazer o docinho. Após frio, cortar o bolo ao meio, rechear e após cobri-lo. Enfeitar c/ farinha de amendoin.
Bom apetite!

Informações:
Pode-se obter a farinha de amendoin tostando-o  no forno até que fique fácil de tirar a pele, ou compre amendoim já torradinho. Bata no liquidificador até virar, farinha de amendoim . Utilizei uma farinha comprada pronta sem casca.
A FARINHA DE AMENDOIM é obtida através da moagem do amendoim torrado e descascado.
O amendoim é um alimento muito completo em nutrientes, pois é rico em proteínas, vitaminas, lipídios, carboidratos e sais minerais.
Apesar do alto valor calórico, pois o amendoim é rico em gordura insaturada, seus óleos são bons para o organismo, pois servem de veículo de transporte para a vitamina E, que é lipo solúvel (solúvel em gordura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário