Esse blog é para todos que gostam de cozinhar... especialmente para quem faz restrição ao glúten ou busca uma dieta balanceada sem abrir mão do sabor.

Também busco esclarecer um pouco da doença celíaca, e sempre que possível postarei os benefícios de ingredientes utilizados e produtos no mercado..

A restrição alimentar não é apenas para os celíacos, podendo ser uma opção saúdavel ou até uma variação no cardápio...


Obrigada pela visita!

domingo, 1 de agosto de 2010

Risoto de Funghi Secchi



Risoto de Funghi Secchi

Essa receita eu estava com muita vontade de experimentar... aproveitei que era niver da mima para fazer.. realmente ficou saborosa.. com a picanha fatiada então... esqueci de colocar no prato a salada também.. rsrs.. Adaptei duas receitas que tinha.. o pessoal gostou.. é sem glúten, claro! (Porção para 8 pessoas aproximadamente)

Ingredientes:
4 xic. arroz arbóreo (bem cheias)
80 gramas de funghi
2 cebolas médias raladas
4 dentes de alho grande amassados
2 litros de caldo de legumes (não usei tudo)
2 xic. de vinho branco seco de boa qualidade
1 saquinho de queijo ralado parmesão
5 c. sopa de manteiga rasa
1/4 xic oleo
sal a gosto

Modo de fazer:
Funghi: hidratar 30 minutos antes de fazer o risoto, deixando de molho com 2 xic de água.Após, tira-se o funghi da água (deixar reservada) e cortar em pedaços menores.

Risoto: Esquente o óleo e 4c. sopa da manteiga.Refogue a cebola e o alho sem deixar queimar. Coloque apenas 1 colher cheia  do funghi picado. Acrescente o arroz, mexa bem por uns 2 min. Em seguida, coloque o vinho e deixe evaporar, sempre mexendo. Coloque metade da água que hidratou o funghi (esquente no microondas antes por mais ou menos 1 min).Após secar, vá acrescentando 1 conha por vez do caldo no arroz até que seja todo absorvido Esta fase deve demorar uns 15 minutos, de preferência use colher de pau(sempre mexendo para liberar o amido e não grudar no fundo da panela). Prove o arroz, veja se esta quase cozido, acrescente o funghi, mexa mais e coloque um pouco mais de caldo para liberar o sabor do fungh. Acerte o sal. Coloque o queijo ralado. Quando pronto (al dente de preferência) acrescente uma colher de manteiga, mexa  e sirva imediatamente. Bom apetite!!!

A picanha fica por conta e gosto de cada um... rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário