Esse blog é para todos que gostam de cozinhar... especialmente para quem faz restrição ao glúten ou busca uma dieta balanceada sem abrir mão do sabor.

Também busco esclarecer um pouco da doença celíaca, e sempre que possível postarei os benefícios de ingredientes utilizados e produtos no mercado..

A restrição alimentar não é apenas para os celíacos, podendo ser uma opção saúdavel ou até uma variação no cardápio...


Obrigada pela visita!

domingo, 12 de setembro de 2010

Petit Gateau s/ glúten

Essa  receita foi adaptada por mim, pois a original era com trigo... Surgiu por acaso.. Eu e minha irmã fomos comprar umas formas e a senhora da loja ao oferecer as formas para o petit já deu a receita e muitas outras dicas..
Gostei muito, mas utilizei um chocolate aromatizado (meio amargo) da Barion que tinha em casa.. quero fazê-la novamente apenas com chocolate meio amargo... A alegria de ver o 'bolinho' deretendo por dentro não tem preço... rs

Ingredientes:
200 gs chocolate meio amargo
200 gr de manteira
4 ovos (separar claras e gemas)
1 xic de açucar
1 xic. de farinha de arroz

Modo de Fazer: Derreter o chocolate em banho maria com a manteiga. Reservar p/ esfriar. Bater os ovos (tirar a pele) c/ o açucar e a farinha de arroz. Misturar com a mistura do chocolate e por último as claras em neve.
Colocar nas formas para petit (elas são altas)  untadas com manteiga em temperatura ambiente levemente enfarinhadas até a metade.
Levar para assar em forno pré aquecido (ligar quando começar a receita) em 200 ºg  por 8 min.
Obs: para untar as formas pode-se utilizar  um pouco da própria manteiga da receita. Rende 12 petit gateau.
A senhora ainda nos falou que é possível fazer e deixar as forminhas na geladeira de um dia para o outro. Vou testar amanhã e no decorrer da semana eu posto aqui se deu certo.

Quase esqueci, esse é o prato que minha mãe enfeitou e queria que eu fotografasse

Nenhum comentário:

Postar um comentário