Esse blog é para todos que gostam de cozinhar... especialmente para quem faz restrição ao glúten ou busca uma dieta balanceada sem abrir mão do sabor.

Também busco esclarecer um pouco da doença celíaca, e sempre que possível postarei os benefícios de ingredientes utilizados e produtos no mercado..

A restrição alimentar não é apenas para os celíacos, podendo ser uma opção saúdavel ou até uma variação no cardápio...


Obrigada pela visita!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Pão "caseiro"


Sabe esses pães que vende na feira c/ batata ou aipim? Então... ficou muito parecido.. Minha tia adorou e nem desconfiou, quer a receita... Nem preciso dizer que no dia ele é maravilhoso, e o recomendado é congelar.. mas fiz um teste e posso afirmar que no outro dia também deu p/ comer numa boa.. não ficou aquela massa esfarelenta ou super seca... Na churrasqueira c/ alho também fica saboroso... Um detalhe: não precisa deixar queimar as pontinhas como eu.. risos.. quase esqueci dele no forno..

Ingredientes:
1 e 1/2 xic. creme de arroz
1 e 1/2  xic. de povilho doce
2 c. sopa rasa de açucar
1 envelope de fermento biológico instantâneo
1 c. chá sal
1 ovo
2 c. sopa oleo canola ou girassol
1 c. chá vinagre de maça
1 xic. de leite morno
oleo e leite p/ pincelar

Modo de Fazer: Misturar as farinhas, açucar, fermento e sal. Depois acrescentar o ovo, oleo, vinagre,  leite e bater na batedeira. Colocar a massa na forma de pão untada e enfarinhada,  deixando crescer até dobrar de volume (aprox. 1 hora - cobrir a forma ou colocar dentro do microondas) Assar em forno médio pré aquecido por aprox. 30 min. Teste do palito. Se você não conseguir pincelar o pão c/ oleo antes de assar, assim que endurecer um pouquinho, tirá-lo rapidamente do forno p/ isto. Faça em local não ventilado. Depois de assado pincelar c/ leite. Bom apetite! Recomendo.

Um comentário:

  1. Não esquece de levar amanhã p/ nós provarmos.
    Ah, a medida do creme de arroz e do polvilho é em xícaras?

    ResponderExcluir